Pular para o conteúdo principal
Na vida não basta saber conversar, tem de dominar e antes de mais nada saber pensar, veja essa pequena história:

Na Roma antiga, não havia escolas como conhecemos hoje,e que quisesse estudar deveria contratar um preceptor da disciplina que fosse.Se fosse celeiro, Celeiro se fosse médico, Médico, se fosse advogado, Advogado.Um jovem muito pobre de Roma queria ser advogado e ele não tinha dinheiro pra pagar o curso com jus consulto que era muito caro e demorava dez anos. Ele foi a um jus consulto e disse:- Olha eu quero fazer uma proposta. Eu sou um rapaz muito inteligente, todo mundo sabe disso aqui em Roma.O professor disse:- Eu mesmo sei- Eu queria fazer seu curso, o sonho da minha vida é ser advogado, mas eu não tenho como pagar o seu curso, então eu queria fazer um trato (contrato) com o senhor.Eu freqüento o seu curso e quando eu me formar, ao defender a minha primeira causa, se eu ganhar eu pago o senhor, se eu perder porque aí meu curso não terá valido nada eu não pago.Porquê não terá valido nada. Por que na Roma antiga o advogado era necessário que ele ganhasse a primeira causa, ele poderia perder todas as outras, mas pra receber a licença da prefeitura pra advogar então, ele precisaria ganhar obrigatoriamente a primeira causa, que deu origem hoje em dia o júri simulado.Pois bem, o rapaz foi fazendo o curso, e no meio do curso, como ele mudou de classe social, que conheceu pessoas ricas. Ele acabou se apaixonando pela irmã de um fazendeiro e se casando com ela. Depois que ele se casou ele abandonou a escola, porque se tornou um rico fazendeiro.O professor foi até ele e disse:- Bom meu amigo, você disse que não me pagava porque não tinha dinheiro, agora que você tem, porque não me paga?- Sim nós fizemos um trato, se eu ganhar minha primeira causa eu pago, se eu perder eu não pago.- Sim, mas você não está advogando! - Exatamente, como eu não estou advogando nós nunca vamos saber se eu vou ganhar ou não vou ganhar e como nós não vamos saber, eu nunca vou ter que pagá-lo.- Não, o senhor está enganado, eu vou executar você e como você é advogado, você vai ter que se defender, ninguém vai advogar contra mim. Se eu ganhar a causa, por força da sentença do juiz, você vai ter que me pagar. Se eu perder a causa, por força do nosso contrato, como você ganhou sua primeira causa você vai ter que me pagar do mesmo jeito.E o rapaz então que tinha sido um bom discípulo disse:- O senhor está enganado mestre, se eu ganhar por força da sentença do juiz eu não vou ter de pagá-lo.Se eu perder por força do nosso contrato, como eu perdi minha primeira causa eu não vou tê-lo de pagar da mesma maneira.

Em retórica, isso se chama dilema irretorquível e você só consegue fazer se tiver uma linha de raciocínio interessante, se você sabe pensar e o mais importante, se você tem consciência clara pra quem você está falando.
Portanto planeje bem sua vida antes de falar que não tem "sorte", que não consegue o que quer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Era do Gelo , uma das animações mais assistidas de todos os tempos vai ter continuação. O lançamento do terceiro filme da série está previsto para Julho de 2009 e os Dinossauros serão a novidade da aventura.

Pink Floyd Live London 2011: Comfortably Numb

Simplesmente ótima musica apresentada no show da turnê The Wall Live Para quem curte é um presente essa apresentação.
Leia antes de ver o vídeo a seguir AMARULA é um sofisticado licor, destilado da exótica fruta amarula, da árvore africana amaruleira, misturado com creme fresco, que resulta num produto cremoso, estável, rico e macio. AMARULA pode ser desfrutado em qualquer lugar, em todas as ocasiões e a qualquer hora. Graduação Alcoólica: 17%. O fruto AMARULA, depois de cair no chão, começa a fermentar, e, naturalmente, há produção de álcool. Todos os animais das redondezas são atraídos, adoram o seu sabor e o consomem sem limites. Resultado: Uma grande bebedeira coletiva!!