Pular para o conteúdo principal

Massacre da Paz Celestial

4 de junho de 1989: O exército chinês encerrou de forma brutal o protesto em massa por liberdade e democracia, na Praça da Paz Celestial, em Pequim. A violência militar teve um saldo de 3,6 mil mortos e 60 mil feridos.
Naquele ano, uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China, ocorreram entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989. Os manifestantes (em torno de cem mil) protestavam contra a forma repressiva do Partido Comunista, a corrupção no governo, lentidão das reformas econômicas, alto índice de desemprego e aumento da inflação.
Os protestos consistiam em marchas pacíficas nas ruas de Pequim e sua aglomeração acontecia na praça Tiananmen, em Pequim.
Devido a continuidade dos protestos, o Partido Comunista declarou a lei marcial. Na noite de 3 de junho, enviou os tanques e a infantaria do exército à praça de Tiananmen para dissolver o motim. Diante da violência, o governo empreendeu um grande número de arrestos para suprimir os líderes do movimento, expulsou a imprensa estrangeira e controlou completamente a cobertura dos acontecimentos na imprensa chinesa. A repressão do protesto pelo governo da República Popular da China foi condenada pela comunidade internacional.
Nesse dia 4 de junho de 1989, ocorreu a cena mais conhecida dos eventos. Uma foto de Jeff Widener, da Associated Press, flagrou um estudante em que posteriormente mundo o viu sozinho parado no meio de uma avenida detendo a fileira de tanques que circulava pela praça Tiananmen.
O tanque tenta contornar o homem, ele não deixa. No final, sobe e tenta falar com o condutor, um tempo depois desce e se mantém diante dos tanques e seguidamente foi retirado a força do local.
A imagem tornou-se ícone do massacre da Paz Celestial, ficando conhecida como "O Rebelde Desconhecido de Tiananmen” e o manifestante como “Tank Man” (o homem do tanque), do qual chegou a ser apontado pela revista "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do século 20.
Ninguém sabe o que pensou o homem que se pôs em frente dos tanques. Mas a imagem captada mais reproduzida foi do nosso fotógrafo brasileiro Jeff Widener e não precisa de explicações. Tem a força dos mitos O fraco contra o forte. O indivíduo contra o Estado.
Desde o acontecido até hoje ninguém conhece o seu rosto, ninguém sabe o seu nome nem seu real paradeiro. Alguns afirmam estar vivo em alguma região do oriente, outras afirmam ter morrido no mesmo dia, mas a verdade é que ninguém sabe, são apenas boatos.
O que se sabe é que depois do incidente as universidade interrogaram os alunos em procura do homen e em um ano depois, o governo chinês ainda o procurava, no entanto entende-se que ele não foi preso nem morto, já que o meio estundantil saberia.
Só um detalhe muito interessante, o piloto do tanque tinha permisão mas não atropelou o rebelde.

Comentários

Irving Maynard disse…
Olá, baixei um vídeo do massacre da paz celestial, que tem seu endereço gravado. Visitei teu Blog e goste Parabéns!!!

blogdomaynard.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

Pink Floyd Live London 2011: Comfortably Numb

Simplesmente ótima musica apresentada no show da turnê The Wall Live Para quem curte é um presente essa apresentação.
Recentemente resolvi ver a um filme já não muito recente, mas que ainda não havia visto, Click. A princípio parecia ser apenas mais um filme comediante, mas não, além de oferecer momentos de risos, trouxe algo além, uma mensagem, uma mensagem que ao ser analisada de certa forma, nos revela basicamente como “às vezes” tomamos decisões erradas, como nos relacionamos com o tempo, com as pessoas, especialmente as que vivem ao nosso redor e que muitas vezes nem percebemos. Na longa, a evidência é clara de como estamos cuidando erroneamente de nossas vidas, priorizando praticamente que todo o seu tempo somente ao trabalho para conseguir o que busca, o reconhecimento, o sucesso, a valorização pessoal e profissional que certamente lhe trará maior riqueza financeira. Claro que todos temos o direito de fazer tudo isso e além, porém que não tome todo o tempo para se dedicar a apenas ao trabalho, reserve um tempo pra sua família, esposa, namorada, amigos e pra si mesmo, afinal a vida é uma só, tra

Usinas Nucleares (Angra - Chernobyl)

Os anos se passam, os governos autorizam as instalações de usinas nucleares, mas ninguém para pra pensar nos altos riscos de operar uma usina nuclear e muito menos olham para trás. As usinas nucleares fornecem cerca de 16% da eletricidade no mundo. Alguns países praticamente dependem da energia nuclear, a França, por exemplo, cerca de 80% da energia é gerada por usinas nucleares, já os Estados Unidos, cerca de 25%. No Brasil a percentagem de sua utilização é bem menor, cerca de 3%. Porém está em expansão, visto que a construção de Angra 3 está autorizado pelo governo e meio ambiente e já havendo previsão da construção de 4 novas usinas. Usinas nucleares estão instaladas ao redor do mundo, e os governos e empresas responsáveis sempre reforçam que são totalmente seguras e limpas. E aí fica uma pergunta: as condições que fazem a energia nuclear segura são compatíveis com as regras de base que fundam uma sociedade democrática, transparente e justa? A gestão da catástrofe de Chernobyl na U