Pular para o conteúdo principal

Seu ou Teu? Eis a questão!

O Uso dos pronomes TEU e SEU podem resolver ou complicar a vida das pessoas. Segue-se um pequeno exemplo, que ilustra bem essa questão:

O Diretor Geral de um Banco estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor, que depois de haver trabalhado durante algum tempo junto dele, sem parar nem para almoçar, começou a
ausentar-se ao meio-dia. Então o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive privado do banco e disse-lhe:

- “Siga o Diretor Lopes durante uma semana, espero que ele não ande fazendo algo sujo”.

O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:

- “O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho”. Responde o Diretor Geral:

- “Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.”
Logo em seguida, o detetive, querendo fazer se entender melhor, pergunta:

- “Desculpe. Posso tratá-lo por tu?”.

- “Sim, claro” - respondeu o Diretor surpreso.

- “Bom então vou repetir:” - disse o detetive

- “O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega teu carro, vai até a tua casa almoçar, transa com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.” É assim!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usinas Nucleares (Angra - Chernobyl)

Os anos se passam, os governos autorizam as instalações de usinas nucleares, mas ninguém para pra pensar nos altos riscos de operar uma usina nuclear e muito menos olham para trás. As usinas nucleares fornecem cerca de 16% da eletricidade no mundo. Alguns países praticamente dependem da energia nuclear, a França, por exemplo, cerca de 80% da energia é gerada por usinas nucleares, já os Estados Unidos, cerca de 25%. No Brasil a percentagem de sua utilização é bem menor, cerca de 3%. Porém está em expansão, visto que a construção de Angra 3 está autorizado pelo governo e meio ambiente e já havendo previsão da construção de 4 novas usinas. Usinas nucleares estão instaladas ao redor do mundo, e os governos e empresas responsáveis sempre reforçam que são totalmente seguras e limpas. E aí fica uma pergunta: as condições que fazem a energia nuclear segura são compatíveis com as regras de base que fundam uma sociedade democrática, transparente e justa? A gestão da catástrofe de Chernobyl na U...